AGRICULTURA ECOLÓGICA

Mandato integrado com o futuro.

O apoio à produção e comercialização de produtos agrícolas ecologicamente corretos – sem uso de agrotóxico ou produtos sintéticos – tem sido uma das bandeiras defendidas e apoiadas pelo mandato. Mesmo antes de ser eleito vereador pela primeira vez, em 2004, o vereador Engenheiro Comassetto já atuava na criação de políticas públicas com vistas ao fomento e incentivo do segmento.

Entre as ações, atuou como coordenador da implantação da Feira Ecológica de Porto Alegre, participou da organização do maior movimento de agricultura alternativa do Brasil, o EBAA, e, na condição de consultor, orientou a constituição de cooperativas pioneiras, como a Arco Iris (de produtores ecológicas de Porto Alegre).

Comassetto é também autor do projeto que instituiu a Semana Municipal da Agricultura Ecológica, evento realizado anualmente, na quarta semana do mês de setembro e integrante do Calendário Oficial de Eventos do município.

“É uma entre várias ações do nosso mandato que objetiva apoiar e divulgar a produção da agricultura ecológica realizada por centenas de produtores familiares que privilegiam a produção limpa, sem agrotóxicos. Pensar em agricultura ecológica é ver o meio ambiente e o homem como um todo, integrado em um processo de produção agrícola que respeita a ecologia e a vida”, afirma Comassetto.

A proposta possibilitou às entidades e redes de agricultura ecológica mostrarem seu potencial produtivo de forma educativa, divulgando aos cidadãos porto-alegrenses os benefícios derivados do consumo de produtos agroecológicos e possibilitando a obtenção de mercados potenciais existentes na Capital.

Desde 1990 é defensor e coordenou a implantação das Feiras, como Diretor da SMIC, bem como a implantação das Festas da Uva e da Ameixa da Capital e trabalhou pela implantação do Centro de Atividades Rururbanas na Vila Nova. Incluiu no Calendário Oficial de Porto Alegre Semana Municipal de Agricultura ecológica. Em 2019 apresentou emenda para o resgate histórico da Feira Ecológica da Avenida José Bonifácio.